Por que os cães têm olhos verdes nas fotos?


Esse fenômeno não acontece só com os cachorros, mas também com gatos, leões, texugos e muitos outros animais quando tiramos uma foto com flash em um local de baixa luminosidade. É o mesmo processo que ocorre quando uma pessoa sai com os olhos vermelhos em uma foto.

A diferença de cor é explicada por estruturas de olhos diferentes. Nos seres humanos, a luz do flash penetra no balão ocular através da retina e se reflete na parede posterior do olho, mostrando a cor avermelhada que vem da irrigação sanguínea dessa parte do olho.

Alguns animais, como os cachorros, têm uma membrana situada na parte interna do olho chamada Tapetum Lucidum, que reflete a luz que passa pela retina dentro do olho, fazendo com que passe duas vezes pela retina. Alguma luz refletida pelo Tapetum Lucidum não é captada pelos receptores retinianos e é refletida para fora das pupilas.

A estrutura permite que os animais tenham melhor visão em locais poucos iluminados ao dar a chance da retina absorver a luz duas vezes. O Tapetum Lucidum é brilhante e pode ter várias cores, como verde, amarelo ou azul.

Os gatos siameses não têm esta membrana, e seus olhos poderão aparecer vermelhos em fotos. Este fenômeno também pode ser percebido quando, no escuro, os olhos dos cachorros são iluminados por uma lanterna.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments